NEM MELHOR, NEM PIOR, APENAS DIFERENTE.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Eficiente ou eficaz?

Provavelmente você terá a sensação de já ter lido esse título em algum lugar.
Ser eficiente ou eficaz?
Eficiência (recurso/atividade/meio certo para a obtenção de um resultado) X Eficácia (o resultado certo) concluindo: alcançar objetivos com os meios adequados.
Peter Drucker foi enfático em afirmar que "Eficiência é fazer certo as coisas certas e Eficácia são as coisas certas, e ainda complementa que os resultados dependem de fazer certo as coisas certas.Para exemplificar segue essa pequena hístorinha:
Dois caras precisavam atravessar um rio cheio de crocodilos. Um não sabia nadar e outro era campeão de natação. Ambos tentaram atravessar ao mesmo tempo. O que não sabia nadar, foi pulando sobre algumas pedras, pisoteou alguns crocodilos, demorou um pouco pra conseguir chegar, mas chegou. O nadador foi nadando em vários estilos (querendo demonstrar que era capaz e que aquilo seria fácil para ele), sem fazer muito esforço e rapidamente estava perto da outra margem. Só que infelizmente, não deu tempo de fugir do crocodilo, que o agarrou e o devorou.
O que ficou vivo foi eficaz, pois atingiu o objetivo, mesmo que de maneira demorada (ineficiente). O nadador foi eficiente, pois demonstrou saber todas as técnicas para atingir o objetivo, mas não o atingiu (ineficaz).
Notem que a eficácia é atingida quando você alcança o resultado, e é maior quanto mais próximo do objetivo planejado está esse resultado que você alcançou.
A eficiência reside em se obter resultados da forma mais econômica possível, gastando menos tempo, menos pessoas, menos materiais ou com materiais mais baratos (mas que não comprometam a qualidade).
E o segredo das duas… é que não funcionam isoladamente. Ser eficaz sem ser eficiente pode comprometer às vezes até o resultado obtido!!! Ser eficiente sem ser eficaz, não te leva a lugar algum…
Reavalie-se...O tema não serve somente para o mundo corporativo.Devemos levá-lo também para nossa vida pessoal.Fazer o certo de maneira certa, é o mais correto, você ganha tempo, e dinheiro como costumam dizer os mais antigos.Você só tem a ganhar sendo eficaz.
Segue algumas dicas para ser eficaz:
  • Seja pró-ativo.Coloque o foco e a energia no seu círculo de influência.
  • Comece a agir ou fazer com o objetivo já em mente.Use a criatividade, visualizando o que quer e como chegar lá.
  • Aprenda a dizer "não".
  • Priorize o que é importante mas não urgente.
  • Quando ambos os lados de um relacionamente seja profissional ou pessoal ganham, gera interdependência.
  • Tenha empatia.Tente compreender primeiro, depois ser compreendido.
  • Valorize as diferenças.
  • Tenha como hábito saudável preservar,renovar e aumentar o seu maior patrimônio:VOCÊ.
O sucesso só é atingido quando a eficácia e a  eficiência de uma ação foram satisfatórias!Não espere.Faça melhorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Conto com seu comentário para melhorar cada vez mais este blog.

Importante:
Todas as imagens postadas aqui foram retiradas da internet ou criadas por mim.Sendo encontrada a autoria das imagens retiradas da internet darei os devidos créditos, ou retirar a imagem caso seus donos assim peçam.Alguns dos artigos postados são de minha autoria, porém, outros são retirados da internet.Estes terão suas fontes citadas.Da mesma forma como nas imagens caso seus donos assim peçam retirarei os artigos.

Related Posts with Thumbnails