NEM MELHOR, NEM PIOR, APENAS DIFERENTE.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

As Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates, levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Mestre, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito de um amigo seu. Disseram que o ... Nem cheg
ou a completar a frase e Sócrates aparteou:
- Espere um pouco. Disse o mestre. - O que vai me contar já passou pelo crivo das Três Peneiras?
- Peneiras? Que Peneiras, mestre?
- Explico. Disse Sócrates. - A primeira é a peneira da VERDADE: Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que... E novamente é interrompido.
- Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE: O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre! Disse o homem, assustado.
- Então. Continua Sócrates - Sua história vazou também a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE: Convém contar? É realmente importante a divulgação desta informação? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade?
- Devo confessar que não. Disse o homem, envergonhado.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres me contar não é VERDADEIRO, nem BOM e nem NECESSÁRIO ...... GUARDE APENAS PARA TI!
E ainda arrematou:
- Sempre que passar pelas três peneiras, conte! Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o mundo e fomentar a discórdia.




Recebido por email

Por Marcia Oliveira

Um comentário:

  1. Além dos 3 crivos é prudente perguntar se o que irá dizer também faria na frente da pessoa... sempre fantástica Márcia. Não deixe de escrever ok!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Conto com seu comentário para melhorar cada vez mais este blog.

Importante:
Todas as imagens postadas aqui foram retiradas da internet ou criadas por mim.Sendo encontrada a autoria das imagens retiradas da internet darei os devidos créditos, ou retirar a imagem caso seus donos assim peçam.Alguns dos artigos postados são de minha autoria, porém, outros são retirados da internet.Estes terão suas fontes citadas.Da mesma forma como nas imagens caso seus donos assim peçam retirarei os artigos.

Related Posts with Thumbnails